Objetivo do Curso

A formação do Terapeuta Ocupacional tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

 

I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

 

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

 

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

 

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

 

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

 

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Grade curricular​

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Funcionamento

 Vestibular

📍 É necessário realizar vestibular, que consiste em uma redação dissertativa de 8 a 30 linhas. O tema é definido pela faculdade, e o candidato tem até 1 hora para concluí-la. O link para a redação é enviado por e-mail e expira em 48 horas.

📍 Caso o candidato já possua uma graduação concluída ou tenha realizado o ENEM (com nota superior a 450 pontos) nos últimos 3 anos, estará dispensado do vestibular.

– Inscrição
📍Após aprovação no vestibular, o candidato realiza a inscrição. As informações de acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) serão enviadas por e-mail. O curso inicia no mês seguinte à inscrição.
📍 O material do curso será liberado no AVA somente após o pagamento da primeira mensalidade.

– Duração
👩🏻‍🎓👨🏻‍🎓Bacharel ou Licenciatura:
Duração: 4 ou 5 anos
👩🏻‍🎓👨🏻‍🎓Tecnólogo:
Duração: 2 a 3 anos

📚 A METODOLOGIAO modelo é híbrido, com atividades no AVA e encontros presenciais no polo.

📍 Encontros presenciais regulares no polo:

2 vezes por semana (quartas e quintas, das 19h às 22h).

Quarta-feira: Aula com o mediador pedagógico, contratado pela instituição, responsável por desenvolver atividades práticas, como estudo de caso, portfólios, entre outros.

Quinta-feira: Aula síncrona mediada. O professor estará online pelo Google Meet, e os alunos assistirão no polo, acompanhados do mediador pedagógico.

Em ambos os dias será realizada lista de presença, que deve ser entregue semanalmente ao docente da disciplina.

Ao final de cada semestre, o aluno deverá realizar as provas presenciais. Essas provas devem ser realizadas no polo, e o agendamento deverá ser feito diretamente pelo aluno com o gestor do polo.

– Estágio:
📍Todos os cursos possuem estágio obrigatório, conforme exigência do MEC. A carga horária varia conforme o curso e representa um momento essencial de prática profissional.

– TCC
📍Ao final do curso, o aluno deverá elaborar uma monografia (TCC) e apresentá-la presencialmente.

Observação:
📍Em caso de transferência, o aluno não precisa fazer vestibular, é necessário que ele envie o histórico escolar dele para verificar se acontecerá convalidação de disciplinas.

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