
Objetivo do Curso
A formação do Nutricionista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
• Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
• Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.
• Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.
• Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
• Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
• Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional. · Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
• Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
• Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.
• Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
• Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
• Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição. · Atuar em marketing em alimentação e nutrição.
• Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.
• Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.
• Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.
• Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.
A formação do nutricionista deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Grade curricular

Clique para ver a grade do curso!
Funcionamento
– VestibularÉ necessário realizar vestibular: que trata-se de uma redação dissertativa de 8 a 30 linhas. O tema é dado pela faculdade, e o candidato tem 1 hora para conclusão. O link para realizar a redação é enviado por e-mail e expira em até 48 horas.
Caso o aluno tenha já tenha 1 graduação concluída, ou realizou Enem (tendo atingido uma pontuação superior a 450) nos últimos 3 anos, não será necessário realizar o vestibular.
– InscriçãoMediante aprovação do vestibular, será realizada a inscrição do candidato, as informações de acesso ao AVA (plataforma digital do aluno) serão enviadas no e-mail do aluno, e o início do curso se dá no mês seguinte à inscrição.
O material do curso somente é liberado no AVA (portal) do aluno mediante o pagamento da primeira mensalidade do curso.
– DuraçãoBacharel ou Licenciatura:
Duração: 4 ou 5 anosTecnólogo:
Duração: 2 a 3 anos
A METODOLOGIA é híbrida, ou seja, os alunos realizam as disciplinas, aulas, atividades, questionários, fóruns, TUDO através do AVA (plataforma online do aluno) e também encontro presencial no polo mais próximo, 1x ao mês.
Sendo assim, a cada semestre serão 6 encontros presenciais, sendo esses encontros:
Os 5 Primeiros: Aulas ministradas no polo.
O último encontro, será uma avaliação multidisciplinar.
(Ao final de cada semestre, 1 avaliação multidisciplinar presencial obrigatória).
– Estágio:Cada curso possui sua carga horária de estágio, mas todos possuem estágio obrigatório pelo MEC. Momento super importante para a prática profissional.
– TCCAo final do curso, todos deverão confeccionar uma monografia e apresenta-la.
Observação:Em caso de transferência, o aluno não precisa fazer vestibular, é necessário que ele envie o histórico escolar dele para verificar se acontecerá convalidação de disciplinas.

