
Objetivo do Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Internet das Coisas e Computação em Nuvem da FAVENI tem por objetivo formar profissionais capazes de desenvolver habilidades e competências teórico-práticas para analisar, projetar, desenvolver, gerenciar e implantar projetos de gestão para o Internet das Coisas e Computação em Nuvem baseados em múltiplas performances permitindo sua inserção no mercado de trabalho e seu crescimento profissional. O curso procura formar para a apropriação de conhecimentos matemáticos, para o uso de novas metodologias e ferramentas tecnológicas e computacionais. Objetiva-se também realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação e suporte, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.
São objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Internet das Coisas e Computação em Nuvem, modalidade EAD:
a) Capacitar o estudante para o desenvolvimento de projetos com sistemas embarcados e Internet das Coisas;
b) Preparar o estudante para avaliar a aplicabilidade de materiais e insumos para o gerenciamento de dados, e automação e desenvolvimento de projetos em IOT e cloud computing;
c) Desenvolver no estudante a capacidade de identificar, escolher e coordenar os requisitos de implementação em nível de infraestrutura, usando as principais arquiteturas, protocolos e requisitos;
d) Suprir as demandas do mercado e de organizações diversas por profissionais capacitados a atuarem na área de Internet das Coisas e Computação em Nuvem;
e) Desenvolver competências e habilidades que capacitem o profissional a planejar e executar projetos em Internet das Coisas e Computação em Nuvem;
f) Compor equipes na área de Internet das Coisas e Computação em Nuvem;
g) Utilizar a tecnologia para soluções cotidianas;
h) Dominar as linguagens de programação;
i) Prestar consultoria técnica em Internet das Coisas e Computação em Nuvem;
j) Disseminar a cultura da produção sustentável;
k) Aprimorar e desenvolver o potencial do seu corpo docente e discente por meio de cursos de extensão para capacitação;
l) Desenvolver a capacidade crítica do discente, proporcionando-lhe conexão dos saberes e fazeres;
m) Permitir que os discentes desenvolvam diversas formas de argumentação, tanto oral quanto escrita, como relatórios, textos e seminários, de modo claro e objetivo.
Grade curricular

Clique para ver a grade do curso!
Funcionamento
– VestibularÉ necessário realizar vestibular: que trata-se de uma redação dissertativa de 8 a 30 linhas. O tema é dado pela faculdade, e o candidato tem 1 hora para conclusão. O link para realizar a redação é enviado por e-mail e expira em até 48 horas.
Caso o aluno tenha já tenha 1 graduação concluída, ou realizou Enem (tendo atingido uma pontuação superior a 450) nos últimos 3 anos, não será necessário realizar o vestibular.
– InscriçãoMediante aprovação do vestibular, será realizada a inscrição do candidato, as informações de acesso ao AVA (plataforma digital do aluno) serão enviadas no e-mail do aluno, e o início do curso se dá no mês seguinte à inscrição.
O material do curso somente é liberado no AVA (portal) do aluno mediante o pagamento da primeira mensalidade do curso.
– DuraçãoBacharel ou Licenciatura:
Duração: 4 ou 5 anosTecnólogo:
Duração: 2 a 3 anos
A METODOLOGIA é híbrida, ou seja, os alunos realizam as disciplinas, aulas, atividades, questionários, fóruns, TUDO através do AVA (plataforma online do aluno) e também encontro presencial no polo mais próximo, 1x ao mês.
Sendo assim, a cada semestre serão 6 encontros presenciais, sendo esses encontros:
Os 5 Primeiros: Aulas ministradas no polo.
O último encontro, será uma avaliação multidisciplinar.
(Ao final de cada semestre, 1 avaliação multidisciplinar presencial obrigatória).
– Estágio:Cada curso possui sua carga horária de estágio, mas todos possuem estágio obrigatório pelo MEC. Momento super importante para a prática profissional.
– TCCAo final do curso, todos deverão confeccionar uma monografia e apresenta-la.
Observação:Em caso de transferência, o aluno não precisa fazer vestibular, é necessário que ele envie o histórico escolar dele para verificar se acontecerá convalidação de disciplinas.

