
Objetivo do Curso
O objetivo principal da graduação em Educação Física – Bacharel oferecido pela UniFaveni é:
a) Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
b) Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
c) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
d) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
e) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
f) Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
g) Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
h) Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
i) Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;
j) Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.
Grade curricular

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Funcionamento
– VestibularÉ necessário realizar vestibular: que trata-se de uma redação dissertativa de 8 a 30 linhas. O tema é dado pela faculdade, e o candidato tem 1 hora para conclusão. O link para realizar a redação é enviado por e-mail e expira em até 48 horas.
Caso o aluno tenha já tenha 1 graduação concluída, ou realizou Enem (tendo atingido uma pontuação superior a 450) nos últimos 3 anos, não será necessário realizar o vestibular.
– InscriçãoMediante aprovação do vestibular, será realizada a inscrição do candidato, as informações de acesso ao AVA (plataforma digital do aluno) serão enviadas no e-mail do aluno, e o início do curso se dá no mês seguinte à inscrição.
O material do curso somente é liberado no AVA (portal) do aluno mediante o pagamento da primeira mensalidade do curso.
– DuraçãoBacharel ou Licenciatura:
Duração: 4 ou 5 anosTecnólogo:
Duração: 2 a 3 anos
A METODOLOGIA é híbrida, ou seja, os alunos realizam as disciplinas, aulas, atividades, questionários, fóruns, TUDO através do AVA (plataforma online do aluno) e também encontro presencial no polo mais próximo, 1x ao mês.
Sendo assim, a cada semestre serão 6 encontros presenciais, sendo esses encontros:
Os 5 Primeiros: Aulas ministradas no polo.
O último encontro, será uma avaliação multidisciplinar.
(Ao final de cada semestre, 1 avaliação multidisciplinar presencial obrigatória).
– Estágio:Cada curso possui sua carga horária de estágio, mas todos possuem estágio obrigatório pelo MEC. Momento super importante para a prática profissional.
– TCCAo final do curso, todos deverão confeccionar uma monografia e apresenta-la.
Observação:Em caso de transferência, o aluno não precisa fazer vestibular, é necessário que ele envie o histórico escolar dele para verificar se acontecerá convalidação de disciplinas.

