
Objetivo do Curso
A graduação em Biomedicina oferecida pela UniFaveni tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Grade curricular

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Funcionamento
– VestibularÉ necessário realizar vestibular: que trata-se de uma redação dissertativa de 8 a 30 linhas. O tema é dado pela faculdade, e o candidato tem 1 hora para conclusão. O link para realizar a redação é enviado por e-mail e expira em até 48 horas.
Caso o aluno tenha já tenha 1 graduação concluída, ou realizou Enem (tendo atingido uma pontuação superior a 450) nos últimos 3 anos, não será necessário realizar o vestibular.
– InscriçãoMediante aprovação do vestibular, será realizada a inscrição do candidato, as informações de acesso ao AVA (plataforma digital do aluno) serão enviadas no e-mail do aluno, e o início do curso se dá no mês seguinte à inscrição.
O material do curso somente é liberado no AVA (portal) do aluno mediante o pagamento da primeira mensalidade do curso.
– DuraçãoBacharel ou Licenciatura:
Duração: 4 ou 5 anosTecnólogo:
Duração: 2 a 3 anos
A METODOLOGIA é híbrida, ou seja, os alunos realizam as disciplinas, aulas, atividades, questionários, fóruns, TUDO através do AVA (plataforma online do aluno) e também encontro presencial no polo mais próximo, 1x ao mês.
Sendo assim, a cada semestre serão 6 encontros presenciais, sendo esses encontros:
Os 5 Primeiros: Aulas ministradas no polo.
O último encontro, será uma avaliação multidisciplinar.
(Ao final de cada semestre, 1 avaliação multidisciplinar presencial obrigatória).
– Estágio:Cada curso possui sua carga horária de estágio, mas todos possuem estágio obrigatório pelo MEC. Momento super importante para a prática profissional.
– TCCAo final do curso, todos deverão confeccionar uma monografia e apresenta-la.
Observação:Em caso de transferência, o aluno não precisa fazer vestibular, é necessário que ele envie o histórico escolar dele para verificar se acontecerá convalidação de disciplinas.

