O curso de Artes Visuais tem como objetivo formar profissionais habilitados para produção, pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais na educação básica e profissional, voltada para o desenvolvimento de percepção, reflexão e do potencial criativo dentro da especificidade do pensamento visual.
O arte educador promove, por meio de sólida formação teórico-prática, o desenvolvimento social, ampliando os contatos com várias culturas e oferecendo acesso à produção das diversas linguagens visuais do mundo. Após os estudos, os licenciados são capazes de estimular o pensamento criativo para os mais diversos caminhos.
O profissional dessa área pode:
Gerenciar e criar projetos em ONGs;
Realizar projetos em oficinas e cursos de criatividade e realizar ações educativas em museus e casas de cultura.
O arte-educador está capacitado a desenvolver diversas competências na área da educação e das linguagens visuais.
O profissional pode atuar ainda na área da comunicação e em editoras de livros didáticos.
São objetivos específicos da Licenciatura em Artes Visuais:
Desenvolver formação geral, no âmbito das Artes Visuais, e específicas, quanto às teorias pedagógicas e recursos didáticos, no intuito de qualificar docentes para a área de magistério em arte/educação nas escolas, públicas ou privadas, de ensino básico, fundamental e médio, bem como em espaços informais de aprendizagem, como museus, galerias, ateliês, organizações não governamentais e afins.
Proporcionar que o profissional conheça, saiba utilizar e possa inclusive projetar devidamente as diversas tecnologias educacionais em diferentes suportes tanto para a função de magistério em Educação Artística, como para o diálogo pedagógico interdisciplinar e de transversalidade no âmbito do equipamento educacional onde atua.
Proporcionar autonomia crítica (baseada nos conhecimentos acadêmico-científicos das Artes Visuais e dos conceitos e tecnologias pedagógicos) para ação em planejamento de conteúdos e planejamentos educacionais em Educação Artística, levando-se em conta as transversalidades de seu objeto, o planejamento pedagógico em conjunto com outras disciplinas escolares e o respeito a um planejamento e prática educativa democrática e pluralista.
Desenvolver capacidades dialogais que visem, ao futuro profissional, implementar, em sua prática pedagógica, as articulações necessárias que possibilitem – e promovam – o direito à diferença, à liberdade de expressão, o respeito e a consciência de alteridade.
– VestibularÉ necessário realizar vestibular: que trata-se de uma redação dissertativa de 8 a 30 linhas. O tema é dado pela faculdade, e o candidato tem 1 hora para conclusão. O link para realizar a redação é enviado por e-mail e expira em até 48 horas.
Caso o aluno tenha já tenha 1 graduação concluída, ou realizou Enem (tendo atingido uma pontuação superior a 450) nos últimos 3 anos, não será necessário realizar o vestibular.
– InscriçãoMediante aprovação do vestibular, será realizada a inscrição do candidato, as informações de acesso ao AVA (plataforma digital do aluno) serão enviadas no e-mail do aluno, e o início do curso se dá no mês seguinte à inscrição.
O material do curso somente é liberado no AVA (portal) do aluno mediante o pagamento da primeira mensalidade do curso.
– DuraçãoBacharel ou Licenciatura:
Duração: 4 ou 5 anosTecnólogo:
Duração: 2 a 3 anos
A METODOLOGIA é híbrida, ou seja, os alunos realizam as disciplinas, aulas, atividades, questionários, fóruns, TUDO através do AVA (plataforma online do aluno) e também encontro presencial no polo mais próximo, 1x ao mês
Sendo assim, a cada semestre serão 6 encontros presenciais, sendo esses encontros:
Os 5 Primeiros: Aulas ministradas no polo.
O último encontro, será uma avaliação multidisciplinar.
(Ao final de cada semestre, 1 avaliação multidisciplinar presencial obrigatória).
– Estágio:Cada curso possui sua carga horária de estágio, mas todos possuem estágio obrigatório pelo MEC. Momento super importante para a prática profissional.
– TCCAo final do curso, todos deverão confeccionar uma monografia e apresenta-la.
Observação:Em caso de transferência, o aluno não precisa fazer vestibular, é necessário que ele envie o histórico escolar dele para verificar se acontecerá convalidação de disciplinas.